Skip To Main Content

Schoolwide News

Programa de Avaliação Seriada - PAS
Denise Turati | Diretora do Programa Brasileiro

O Programa de Avaliação Seriada (PAS) é um processo seletivo da Universidade de Brasília (UnB), realizado ao longo dos três anos do ensino médio regular. Atualmente, a Universidade destina metade das vagas em todos os seus cursos aos aprovados no Programa, abrindo as portas da Instituição para os estudantes do ensino médio de forma gradual e progressiva.

As provas são interdisciplinares, com o objetivo de verificar o desempenho das competências e habilidades desejadas para os futuros universitários. A avaliação valoriza a aprendizagem escolar, mas não se detém aos conhecimentos isolados nas disciplinas.

Todas as orientações para os estudos, para o trabalho escolar e para a elaboração das provas estão nas Matrizes de Referência de cada etapa do PAS/UnB. Acesse o portal do Programa para conhecer as matrizes.

A matriz apresenta a articulação entre cinco competências e doze habilidades presentes nas três etapas. Para cada etapa, há um conjunto de objetos de conhecimento pensados de forma interdisciplinar, nos quais são sugeridas obras em diversas modalidades: textos, músicas, filmes, pinturas, entre outras.

O programa brasileiro da EAB informa que as inscrições para o PAS/UnB 2022-2024 poderão ser feitas até o dia 12 de setembro de 2022, às 18h, pela internet, no link https://www.cebraspe.org.br/pas/subprogramas, como segue:

  • 1ª etapa - alunos que estão cursando a 11ª série
  • 2ª etapa - alunos que estão cursando a 12ª série
  • 3ª etapa - alunos que cursaram a 12ª série no ano letivo 2021/2022


ATENÇÃO: Os alunos matriculados na 10ª série não participam do PAS. Para estes alunos o processo iniciará quando eles estiverem cursando a 11ª série.

É necessário o CPF do candidato para efetuar a inscrição.

Recomendamos a leitura atenciosa do edital de abertura.

Em caso de dúvida, favor ligar nos telefones: 3448-0100, 3448-0101, 3448-0102 (CESPE/UnB).