A Escola Americana de Brasília privilegia o estudante como centro do processo de ensino-aprendizagem, atuando como líder resiliente. Seu potencial criativo, intelectual e humano são trabalhados de forma acolhedora, em ambientes saudáveis de aprendizagens que propiciam a busca incessante do saber, estimulando a independência, a autonomia, a motivação e o aprendizado para a vida, proporcionando inúmeras oportunidades acadêmicas e extracurriculares que auxiliam no foco e na busca de seus ideais na carreira futura.
O principal objetivo, ao se formar na EAB, no final da Educação Básica, é oportunizar que o aluno ingresse, com ética, autonomia, preparo, equilíbrio e integridade, na universidade no Brasil ou no exterior e no mercado de trabalho, dispondo de três diplomas: Brasileiro, Americano e Internacional – International Baccalaureate Organization – IB Diploma Programme.
Assim estruturada, a EAB oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, alinhados com o diploma americano e internacional/IB, com objetivos específicos e amplos de modo favorecer o desenvolvimento integral dos alunos em cada modalidade de ensino.
A comunidade escolar é vista como uma extensão do ambiente de ensino e aprendizagem. As famílias são nossas grandes parceiras neste processo, pois acreditam e validam nosso trabalho. A comunidade interna é colaborativa e incentivadora, e os parceiros externos possibilitam trabalhos de cunho social, intelectual e humano, ampliando a formação holística de nossos alunos como sujeitos pensantes.
Como somos uma escola internacional, de imersão na Língua Inglesa, apenas algumas disciplinas são ministradas em Português, tais como: Língua Portuguesa, História e Geografia do Brasil, Filosofia e Sociologia.
Visando expandir o trabalho pedagógico no processo de leitura e escrita elaboradas, a escola oferece um curso de redação, aos alunos do 6º ao 12º ano, com o objetivo de aperfeiçoar o domínio da escrita e a capacidade argumentativa, exigida nos vestibulares e exames nacionais.
Apesar da escola não ser preparatória para o vestibular, com o foco apenas nos exames nacionais, os alunos da EAB são capazes de ingressar nas universidades brasileiras e estrangeiras no final do Ensino Médio.
Como os três diplomas estão integrados, ao concluir o Ensino Médio, o aluno encontra-se apto a trilhar sua carreira universitária em qualquer lugar do mundo. Nossa meta é prepará-lo para a vida, como cidadão capaz de enfrentar os desafios futuros com segurança e independência.
Oferecemos, também, o aprendizado da Língua Portuguesa aos alunos estrangeiros com o foco na aquisição da língua adicional, aliada à comunicação efetiva e associada à nova cultura na qual estão inseridos. Os alunos têm a oportunidade de ampliar os conhecimentos básicos para a construção da linguagem, desenvolvendo a expressão oral e a escrita, além de se apropriar da cultura brasileira.
Objetiva-se no Ensino Fundamental – Anos Finais:
- oferecer o alinhamento curricular do currículo brasileiro, americano e internacional;
- desenvolver a prática pedagógica por área de conhecimento, ressignificando os pilares fundamentais da Educação: aprender a aprender, o aprender a fazer, o aprender a ser, aprender a conhecer e o aprender a conviver, na coletividade;
- desenvolver mobilizações de conhecimentos, de habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas na vida cotidiana, visando o exercício pleno da cidadania;
- possibilitar o aprofundamento, a interdisciplinaridade e a integração curricular em todas as áreas do conhecimento;
- desenvolver a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos, relacionando a teoria com a prática do ensino de cada área de conhecimento;
- desenvolver valores éticos que favoreçam a formação e transformação social e cultural, contribuindo com uma sociedade justa, democrática e inclusiva;
- construir autonomía individual, intelectual e crítica;
- compreender o significado das ciências, das tecnologias, das artes e das letras como instrumento de realização pessoal e de transformação da realidade social e cultural;
- perceber as inter-relações psicossociais, facultando a utilização da língua pátria e da segunda língua como instrumento de compreensão dos movimentos sociais nacionais e internacionais;
- contribuir com o processo histórico e de transformação da sociedade, da produção e da distribuição do saber.